Dicas de livros sobre Marketing Esportivo

Não importa a área que você trabalha ou deseja trabalhar, o hábito da leitura é fundamental para o seu crescimento profissional! Concorda?

Com base nisso, nós do Marketólogos FC, fizemos uma lista com livros sobre Marketing Esportivo que podem contribuir para o seu aprendizado na área.

Vamos lá:

A bola não entra por acaso  

Considerado um best-seller do Marketing Esportivo, o livro escrito por Ferran Soriano (um dos principais responsáveis pela evolução na gestão do Barcelona), mostra o paralelo entre o mundo do futebol e o mundo corporativo, mostrando assim, uma case de sucesso do marketing aplicado no futebol.

Marketing Futebol Clube

Outro grande livro do Marketing Esportivo, escrito por Luiz Claudio Zenone, um dos principais nomes da área no Brasil. O livro trás o marketing como ferramenta de sucesso aplicado no mundo futebolístico.

Uma Bela Jogada – 20 Anos de Marketing Esportivo

Neste livro, o autor João Henrique Areias  conta casos de sucesso do marketing aplicado no esporte, e também visa entender a indústria do esporte como um todo, dentre modelos de gestão para as entidades esportivas nacionais.

Paixão SA: Como anda o marketing do seu clube de coração?

O Livro escrito por Marcelo Guimarães, aborda o ambiente de gestão de marketing dos clubes com ênfase no futebol. Muito importante para as pessoas que tem como objetivo profissional trabalhar na área de gestão de algum clube e até mesmo para os que já trabalham na área.

Marketing Esportivo – O esporte como ferramenta do marketing moderno

O esporte é um dos meios que mais geram visibilidade no mundo, portanto, ele é sem  sombra de dúvidas um campo fértil para se aplicar o marketing, porem isso não significa que as coisas sejam fáceis. No esporte, as marcas sempre dependem dos resultados. O livro escrito por Francisco Paulo de Melo Neto (professor e vice-reitor da EEFD-UFRJ) mostra fracassos e cases de sucessos, dos mais variados tipos de espectadores que este negócio envolve.

A marca da vitória

Principal lançamento do segmento em 2016, o livro conta a autobiografia do criador da Nike. A história da lenda por trás de um dos maiores players do esporte, Phil Knight. Desde sua criação do nome e da logomarca, até 2016, quando o mesmo deixou o conselho da marca Nike.

Marketing Esportivo e administração de arenas

O livro, como o próprio nome diz, aborda conceitos, técnicas e exemplos concretos sobre os desafios e oportunidades no âmbito de gestão de arenas, a fim de ajudar quem já está na área, ou aqueles que pretendem trabalhar com isso.

O Marketing Entra no Jogo

O livro reúne uma seleção de artigos do professor e autor Flavio Janones, entusiasta sobre o marketing esportivo, que  retrata, com um texto simples e direto, o mercado de marketing esportivo no Brasil com informações, números, curiosidades e provocações para uma ampliação da profissionalização da área no país, por parte de empresas, clubes e gestores.

E você leitor, já leu algum destes livros? Recomendaria outro para a construção da lista? Mande suas contribuições para o nosso e-mail –  marketólogosfc@gmail.com –  para compartilharmos!

Texto – Michael Martins (Marketólogos FC)

Arte – Pedro Monteiro (Marketólogos FC)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s