A influência positiva do 5º P no Marketing Esportivo dentro do cenário esportivo

Nosso Co-fundador, Michael Martins, fez uma entrevista juntamente com o parceiro Ataque Marketing referente a influência do 5° P no Marketing Esportivo.

Confira na íntegra :

A influência positiva do 5º P no Marketing Esportivo dentro do cenário esportivo

Já pensou no diferencial que o 5º P pode representar no mundo esportivo? Todo estudante ou profissional de Marketing, com certeza em sua jornada acadêmica ou profissional, já ouviu falar e utilizou os quatro elementos do mix de marketing, mais conhecidos como os “4 P´s “, que representam os pilares básicos para qualquer estratégia de marketing, sendo eles:

– Produto.

– Preço.

– Praça.

– Promoção.

No Marketing Esportivo não é diferente, esses 4 P´s são fundamentais para o sucesso de qualquer projeto. Mas, e o 5ºP citado no título do texto? Antes de abordá-lo, preciso definir para você o seguinte conceito. Afinal, o que é Marketing Esportivo?

Marketing Esportivo é a ação de marketing que se apropria do esporte, atleta, marca ou clube, como ferramenta de comunicação, promoção e venda de algum produto ou serviço.

Com o conceito definido, agora sim posso falar sobre o 5º P do Marketing Esportivo, que é o P de PAIXÃO. Ele é um grande reforço para qualquer projeto envolvendo esporte, atleta, marca ou clube.

Desafios

Um dos maiores desafios para qualquer profissional de marketing, é saber fidelizar o cliente, de forma que ele jamais abandone o seu produto ou serviço, já no marketing esportivo é diferente. O cliente-torcedor já é apaixonado (P de paixão) pelo clube ou atleta, afinal, já dizia o escritor brasileiro Roberto Drummond:

“A gente muda de tudo na vida. Muda de cidade. Muda de roupa. Muda de partido político. Muda de religião. Muda de costumes. Até de amor a gente muda. A gente só não muda de time…”

Não desconsiderando os outros P’s, mas o P de paixão é o ponto mais importante a ser trabalhado pelo profissional de marketing esportivo. A paixão pelo esporte é um fenômeno social que se destaca de tal forma no cotidiano da população, que chega a influenciar o comportamento das pessoas, principalmente os brasileiros, que são fanáticos por futebol ou outras modalidades.

Oportunidades

O 5ºP, é certamente uma ótima oportunidade para que determinado atleta ative sua marca pessoal, para que os clubes criem uma variedade de produtos para seus torcedores, melhorem suas condições nos ingressos e conseqüentemente uma maior captação de sócios-torcedores. Aumenta a visibilidade no mercado, possibilitando melhores negociações com as emissoras que detêm os direitos de transmissões dos jogos e eventos, maiores vinculações na internet e nas mídias digitais. Esse P, serve até mesmo para as marcas e empresas que se relacionam com os clubes ou atletas, criando assim, uma alternativa de ação diferente, para que possa atingir o seu potencial cliente.

Sabendo trabalhar esse P, o marketólogo, com certeza terá uma maior oportunidade de sucesso em sua ação. Explorando assim, a emoção, identificação e a paixão do seu cliente-torcedor, pelo atleta, marca ou clube.

Por: Michael Martins
Marketólogo, Social Media e Co-fundador do projeto de Marketing Esportivo – Marketólogos FC.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s